O "PleatPod", de Leanne Zilka, dá continuidade à uma série de projetos que busca a independência estrutural de materiais que os arquitetos costumam aplicar como acabamento ou tratamento. Feito de tecido reciclado e um núcleo em MDF, este é um exemplo de um objeto independente onde "estrutura, padrão e pele" são inseparáveis.
O tecido é tradicionalmente algo que fica fora do "difícil" mundo do ambiente construído. Ao olhar para além da disciplina e estudar de perto as técnicas dos designers de moda e têxteis, Leanne Zilka, da ZILKA Studio, desenvolveu um método de usar dobras simples para criar um pavilhão independente que existe "entre arquitetura e vestuário".
A forma e a rigidez do projeto foram originalmente testadas através de iterações em escala têxtil. Ao testar a tensão que ocorre quando o tecido é dobrado sobre si mesmo, Zilka foi capaz de criar uma situação em que o material não poderia flexionar mais. O design foi, então, realizado usando novas ferramentas de modelagem e fabricação digital para redimensioná-lo no tamanho de uma pequena edificação.
O resultado é uma estrutura independente que dobra-se como uma sanfona, variando em densidade de acordo com um padrão projetado por Zilka. As dobras reunidas estabilizam o PleatPod e proporcionam maior atenuação do som devido ao aumento da área de superfície.
O PleatPod é o segundo projeto do seu tipo concluído pelo ZILKA Studio. Seu antecessor, "Frozen Curtain", empregou uma técnica de plissagem semelhante para criar um objeto que atuasse como barreira espacial, parede acústica e palco colorido para a interface pública da RMIT School of Fashion. A flexibilidade em trabalhar com tecido permitiu que a cortina fosse tecida e montada em torno de dutos e serviços existentes, criando um efeito de ondulação dinâmico onde quer que seja interrompido. "Frozen Curtain" foi concluída em colaboração com Paul Morgan Architects.
Tanto o "PleatPod" quanto "Frozen Curtain" funcionam como divisórias espaciais e barreiras acústicas, tornando-os apropriados para receber eventos pop-up ou espaços de reunião dentro dos espaços existentes. O "PleatPod", encomendado pela Universidade RMIT, atualmente funciona como uma sala de reuniões dentro do Design Hub da Sean Godsell.
Para mais informações, acesse https://www.zilkastudio.com.au/